terça-feira, 23 de agosto de 2011

Encerramento dos Jogos da Primavera com o Colégio 28 Campeão



Foi uma verdadeira festa o encerramento dos XVIII Jogos da Primavera, na manhã do último domingo, 21, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. Promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), durante 11 dias – as competições tiveram início no dia 11 de agosto – mais de quatro mil alunos atletas de 222 escolas das redes pública e privada disputaram 15 modalidades esportivas.
O evento de encerramento contou com quatro jogos, sendo dois de futsal, um de voleibol e o quarto de handebol. A solenidade foi prestigiada pelos atletas olímpicos e ex-jogadores da seleção brasileira de vôlei, Maurício e Paulão, que fizeram a entrega de medalhas aos alunos e escolas campeãs.
“No esporte, o objetivo não é apenas chegar ao pódio. As pessoas e o governo não podem se esquecer disso. O esporte é um fator educativo e de socialização. É nisso que a gente acredita. E os que se destacarem serão os futuros atletas para competições importantes”, declarou Paulão.
O levantador olímpico Maurício também destacou a importância dos jogos como fator de inclusão. “O esporte é a melhor ferramenta de inclusão social que nós temos hoje em dia no país, e temos que usar isso de alguma forma com essa juventude. Acho que dentro do esporte a gente aprende muitos valores que se podem levar para o resto da vida”, disse.
A diretora do Departamento de Educação Física da Seed, Maria Auxiliadora Pires, fez um balanço geral da atuação das escolas estaduais nos Jogos da Primavera. “Esse foi um ano bastante proveitoso para as escolas públicas. Nas modalidades coletivas fizemos quatro finais, afora as modalidades individuais, como o badminton, que tivemos destaque com o Colégio Estadual Governador Valadares”, acentuou, ao revelar que o Colégio Valadares obteve 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze, conseguindo a décima colocação.
De acordo com Auxiliadora Pires, os jogos deste ano registraram um crescimento qualitativo muito grande. “Este ano tivemos o melhor resultado das escolas públicas, ao compararmos com os das outras quatro edições dos jogos”, disse Auxiliadora, explicando que a rede estadual de ensino também obteve destaque em outras modalidades, como judô e atletismo.
Partidas:
O dia começou com a partida de vôlei feminino, categoria A, entre o Colégio Arquidiocesano e o Instituto Dom Fernando Gomes. Este último venceu o jogo por três setes a zero. Logo em seguida, entraram em campo o Colégio Amadeus e o Colégio Estadual 28 de Janeiro, do município de Monte Alegre. As duas equipes disputaram o jogo de futsal masculino, na categoria A, e o colégio estadual 28 de Janeiro foi o grande destaque do dia, vencendo com um placar de seis a zero.
“O jogo foi excelente, consegui marcar um gol e nossa equipe obteve a vitória. Estou muito feliz”, disse Eduardo de Paula, 14. Quem também se mostrou satisfeito foi Keive Kesley, 14. “O jogo foi bastante disputado, não foi fácil para a gente, mas conseguimos ganhar”, afirmou. O treinador do time, José Saul, ressaltou a importância da vitória para os alunos. “Este é um evento que revela atletas, não só da capital, como do interior. E esse jogo veio mostrar a força do sertão na competição. Nós superamos muitas dificuldades e nos consagramos campeões”, disse.
Handebol e Futsal:
Liderados pelo treinador Carlos Vinícius de Oliveira, os alunos do Colégio Estadual Costa e Silva entraram no ginásio para disputar a partida de handebol masculino, na categoria B, contra o Colégio Graccho Cardoso. Em um jogo bastante apertado, o Graccho obteve a vitória com o placar de 29 x 21. Apesar da derrota, o treinador Carlos Vinícius considera seu time vencedor. “Esporte é cidadania, é saber ganhar e perder. Todos que estão aqui são vencedores”, disse.
O aluno Daniel Rodrigues Santos, 16, do Costa e Silva, ressaltou a importância dos jogos para os estudantes. “Esse é o quarto ano que eu participo dos Jogos da Primavera, um evento que tira muita gente da violência, e que é uma boa distração para os jovens. Quero agradecer ao governo pela boa assistência”, declarou.
A última partida ficou por conta do futsal feminino, categoria B, disputada pela Escola Estadual Prefeito Eduardo Marques de Oliveira, do município de Pinhão, contra o Colégio Arquidiocesano. O jogo foi bastante disputado e o Arqui saiu vitorioso com o placar de 6 x 1.
Mesmo perdendo, o treinador Alexsandro de Almeida destacou a relevância de participar de uma final “É muito importante um colégio estadual fazer uma final. Sabemos que o time adversário tem toda uma estrutura, mas nós saímos vitoriosos porque foram muitos jogos e apenas uma derrota. Nossos alunos estão todos de parabéns”, disse.
A aluna Keyt Laís, 16, também compartilhou da mesma opinião. “Os Jogos da Primavera foram um evento muito importante para a gente que é do interior. Chegar ao final do campeonato foi muito bom; é como se fosse uma vitória para nós”, afirmou.
A tabela completa com o quadro de medalha está disponível no site www.seed.se.gov.br/
Fonte: www.agencia.se.gov.br

Nenhum comentário: